Marketing é o processo usado
para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores,
assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no
desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e
satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
As actividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de actividades,
desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas
desambiguação necessária e assistência
pós-venda. Assim como nas técnicas de manutenção da fidelização dos clientes,
que actualmente constituem um departamento de fulcral importância em qualquer
empresa e exigem ferramentas de marketing adaptadas. Sem deixar de dignificar
os novos potenciais clientes, os clientes já conquistados numa empresa são a
base, os mais importantes, os que geram valor ao passar a palavra da sua
antiguidade e satisfação.
Definições de marketing
Marketing
de resposta. É o
marketing que responde a uma demanda, descobrindo e satisfazendo necessidades.
É o chamado marketing activo. Grande parte do marketing actual trabalha com
essa formulação.
Marketing
de previsão. É uma
tarefa difícil reconhecer uma necessidade latente ou emergente. Para se aplicar
esse tipo é fundamental analisar o mercado através de estudos de cenário, projectando
futuros quadros de consumo.
Marketing de criação de necessidades. É o nível mais agressivo de marketing, pois é o
esforço que leva a empresa a lançar um produto jamais solicitado e, muitas
vezes, inimaginável
Sem comentários:
Enviar um comentário